VERDADES E MENTIRAS SOBRE A HIPNOSE

Existem muitas crenças equivocadas relacionadas à hipnose. A seguir estão alguns mitos sobre a hipnose:


MENTIRA: em um estado de hipnose, a pessoa perde a consciência e não sabe nada a respeito do que ocorre ao seu redor.

VERDADE: as pessoas não perdem a consciência quando estão em transe. A sua concentração se localiza de uma maneira especial e intensa.

MENTIRA: quando você está hipnotizado, perde a vontade e está sob o controle do hipnoterapeuta.

VERDADE: toda hipnose é uma auto-hipnose. As pessoas se deixam levar em um transe porque esse é o seu desejo. Sem a colaboração da pessoa não é possível induzir o transe. As pessoas mantêm sua capacidade de autocontrole.

MENTIRA: apenas as pessoas crédulas, as de pouca vontade e as tolas são hipnotizadas.

VERDADE: a hipnose requer habilidades de concentração e imaginação por parte das pessoas. Segundo as experiências, as pessoas que são hipnotizadas com mais facilidade são as mais inteligentes. Quanto mais inteligente for a pessoa, melhor a sua capacidade para se concentrar, e portanto, colaborar com o hipnoterapeuta.

MENTIRA: a hipnose é perigosa.

VERDADE: a hipnose é um dos tratamentos psicológicos mais seguros.
Entretanto, o uso da hipnose por parte de pessoas incompetentes pode, ocasionalmente, ter conseqüências imprevistas. Por este motivo, as pessoas devem procurar apenas hipnoterapeutas qualificados.

MENTIRA: a pessoa pode ficar “presa” no estado hipnótico e não sair dele.

VERDADE: ninguém ficará eternamente em um sono hipnótico. Se, por qualquer motivo, o hipnoterapeuta deixar o paciente em estado de hipnose ou caísse morto, o paciente ficaria no sono hipnótico por alguns minutos, gradativamente entraria em um sono normal e acordaria sozinho, sem problemas.

MENTIRA: em estado de hipnose, revelarei coisas que não quero.

VERDADE: você não revelará os seus segredos. O que pode acontecer é que você se lembre de acontecimentos que conscientemente teria se esquecido. Você sabe que é a seu favor. Se forem situações traumáticas, irá esquecê-las novamente quando sair do transe. O hipnoterapeuta decide como e quando essa lembrança deverá chegar ao consciente e se é necessário.

MENTIRA: podem me obrigar a fazer algo que não quero durante um transe hipnótico.

VERDADE: não, não é possível. A mente inconsciente protege a integridade da pessoa e não comete nada contra seus valores e princípios.