HIPNOSE E CIÚMES

O ciúme é um sentimento de medo de que alguém possua algo que julgamos nos pertencer. O ciúme pode ser de pessoas estimadas, animais de estimação ou objetos. Até certo grau, o ciúme pode ser normal, pois somos seres afetivos e carentes de atenção e pertencimento. O ciúme pode ter um caráter patológico, levando a uma obsessividade, a violência de cunho destrutivo e a perda de discernimento do real. O ciúme é um sentimento que acaba trazendo muito sofrimento para aquele que o sente e acaba reverberando também no objeto do ciúme, caso for outro indivíduo. 
O ciúme tem raiz na inveja, esta sendo uma vontade de possuir algo que é do outro, e que por sua vez acha não ter. Ou seja, querer para você o que é do outro. Ora, se o outro está chamando mais a atenção do que eu, ele tem algo que eu não tenho, desta forma perco a confiança em mim mesmo, me acho inferior. Sinto ciúme que é uma forma de me defender, mantenho o outro afastado do que é meu assim consigo ficar mais tranqüilo.
O tratamento do ciúme deve ser buscado na medida em que trouxer sofrimento para a pessoa, e esta não conseguir lidar com a situação. A hipnose é usada tanto para diagnosticar, ou seja, descobrir de onde vem o ciúme e buscar um melhor entendimento, assim como o fortalecimento da auto-estima. Podendo assim confiar mais em si mesma, sentindo-se mais forte para que possa julgar melhor, e ter um melhor discernimento das diferentes situações do real que lhe causam o ciúme. Também aprender a lidar melhor com a rejeição, e tornar-se um indivíduo com capacidade de se relacionar bem com as pessoas e com o meio onde vive.