HIPNOSE E ESPORTE

A hipnose é uma poderosa ferramenta que servirá como suporte tanto nos momentos difíceis, como para a manutenção de um atleta de alta performance.
Países como a Rússia tem uma tradição de mais de 100 anos na utilização da hipnose tanto no treinamento de atletas. Ainda hoje podemos ver quantas medalhas a antiga União Soviética e atualmente Rússia tem ganhado em olimpíadas. Graças às técnicas de relaxamento e hipnose desenvolvidos pelos russos. 
A hipnose utilizada no esporte melhora tanto o desempenho mental quanto físico do atleta. Principalmente em competições os desportistas sofrem uma grande pressão psicológica, gerando um stress intenso. A hipnose ajudará na forma de lidar com essas pressões, proporcionando uma tranqüilidade maior, podendo assim ter um desempenho no máximo da capacidade do atleta. Esse equilíbrio emocional terá seus impactos positivos no corpo o que resultará em melhor desempenho.
Segundo pesquisas, o que se sabe é que para a mente, existe uma semelhança muito grande entre praticar um esporte e/ou fazer uma atividade qualquer ou imaginar que está praticando estas. No transe, quando o indivíduo mantém sua atenção intensamente focada, é como se o atleta estivesse vivenciando uma partida de tênis ou futebol por exemplo. Alguns dos desportistas de alto nível se utilizam ou se utilizaram da hipnose para melhorar seus desempenhos, como Ayrton Senna, Mike Tyson, Guga entre outros.
Sem dúvida, a hipnose vem se mostrando cada vez mais, não só como um coadjuvante ou complementar, mas sim como principal instrumento no desenvolvimento do potencial humano. O corpo reagirá a partir dos pensamentos que surgidos na mente, e esta poderá agir com uma excelência maior. Na hipnose, o atleta cria novas formas de pensar os quais terão um reflexo maior nos seus resultados, possibilitando alta performance.