HIPNOSE E AUTO-ESTIMA

A auto-estima é o quanto a pessoa gosta de si mesma, quanto amor tem a si mesma, como ela percebe sua própria imagem, feia ou bonita, capaz ou incapaz, de sucesso ou insucesso. 
A baixa auto-estima caracteriza-se por pensamentos de que não são capazes e que outras pessoas são melhores do que ela.
O quanto o indivíduo ama a si mesmo isso determinará a sua maneira de se comportar diante de outras pessoas. Determinará o quão forte será, o quanto suas próprias idéias, pensamentos e sentimentos o fazem se movimentar em direção a alcançar seus objetivos, e o quanto os outros influenciam de uma maneira negativa ou positiva em sua vida. "Não importa se a auto-estima provém de virtudes reais ou imaginárias" (Galvão, B. V.,2002), não importa por exemplo,se a pessoa é corajosa ou não, se ela acreditar que é, já será o suficiente para sua auto-estima se elevar.
Com a hipnose pode-se desenvolver no paciente, pensamentos direcionados a valores morais, afetivos, virtudes humanas entre outros. Fazendo buscar dentro de si, do que gosta, o que lhe faz bem, transformando dificuldades em possibilidades.
Quanto mais coisas nos fazem bem e nos dão prazer, ou seja, fatos que nos causam impactos positivos, maior será a probabilidade de sermos felizes e termos uma auto-estima elevada.