HIPNOSE E FIBROMIALGIA

Fibromialgia se caracteriza pela dor intensa e crônica, envolvendo músculos, tendões e ligamentos. É considerada uma síndrome por envolver diversas manifestações clínicas como: dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono, ansiedade, depressão, alterações do humor e dificuldade de concentração. A dor é ocasionada pelo acúmulo de tensão em diferentes partes do corpo como: pescoço, ombros, membros inferiores e superiores, e outras partes. 
A fibromialgia acontece principalmente em mulheres, cerca de 80% dos casos. Entre os fatores envolvidos na causa, podem estar doenças graves, traumas emocionais ou físicos, estresse, tensão cotidiana e mudanças hormonais. Também existe uma pré-disposição genética. Pelo acúmulo de funções que a mulher está tendo, pela pressão por resultados e decepções no dia a dia, a tendência é aumentar ainda mais o número de mulheres afetadas pela fibromialgia, pois estes são fatores de risco. 
Com a hipnose trabalha-se no foco, que é a dor. Sua diminuição ou extinção. É necessário observar todos os fatores: físicos, psíquicos e sociais que estão envolvidos, e assim descobrir os processos da doença e da dor. Como ela se manifesta, quando e os porquês dela aparecer. Desta forma a hipnoterapia também dá a possibilidade de uma reestruturação de vida. Mudando hábitos e atitudes. Buscando uma vida com exercícios físicos que também são importantes á melhoria da qualidade de vida. Mudando o estilo de vida para que a dor seja superada pelo prazer e a pessoa possa viver de uma forma harmoniosa.