HIPNOSE E FOBIA SOCIAL

A Fobia Social é um transtorno que tem como característica, um medo persistente e intenso de se expor em situações sociais. Tudo o que esteja fora dos ambientes familiares, pessoas diferentes ou lugares diferentes. Os indivíduos costumam evitar o máximo que podem, quando se vêem sem saída, o ato é acompanhado de intensa ansiedade, medo e sofrimento por estar se expondo à pessoas ou lugares que não gostaria de estar. 
Em pacientes fóbicos, existe uma grande preocupação em saber como o outro verá sua performance, como por exemplo falar em público. Existe o medo de como será avaliado, o medo de errar, o medo de ser humilhado e passar por situações embaraçosas. O paciente com fobia social, normalmente tem um histórico do transtorno que se inicia na adolescência e se estende pela fase adulta. Dificilmente sem um tratamento o paciente consegue reverter essa forma de pensar.
Depois de uma anamnése detalhada do histórico do paciente, é possível por meio da hipnose provocar certas alterações específicas no pensamento. Alterações estas que levarão o paciente a criar novas conexões neurais para a superação do problema. Possibilitando assim, um enfrentamento diferente do que vinha acontecendo. Até então estava com uma forma de pensar que lhe causava sofrimento e que depois do trabalho hipnoterapêutico lhe possibilitará a mudança.