HIPNOSE E FRIGIDEZ

frigidez se caracteriza por uma alteração na função sexual, há uma ausência de desejo, ao mesmo tempo em que há também ausência ou mesmo diminuição de resposta orgânica quanto à excitação para que o ato sexual aconteça, como a lubrificação vaginal e relaxamento muscular. Com isso a relação sexual poderá trazer muitas dores. 
A mulher que tem essa disfunção sexual, muitas vezes acaba não procurando um parceiro, preferindo a solidão; outras procuram, porém evitam o contato sexual, e aquelas que mesmo assim buscam a relação sentem muitas dores com a penetração. 
Pacientes com a disfunção, por vezes entram em pânico e sentem muito medo quando se vêem em situações de relação sexual com o marido ou namorado. Acabam sentindo repulsa à relação íntima. A repulsa ocorre até mesmo com o beijo e as caricias. Desta forma, os sintomas serão ainda mais intensos, como a não lubrificação, ausência de desejo, falta de prazer, e mesmo o sofrimento psíquico pela relação que está sendo "forçada a fazer", quando esta acorre. 
As causas da frigidez ou disfunção sexual feminina, podem ter origem orgânica e/ou de ordem psicológica. As físicas podem advir de alterações hormonais, doenças que tenham deixado seqüelas debilitantes ou mesmo debilidades físicas congênitas e a própria dor na relação sexual. As causas de origem psicológica podem vir de uma educação sexual rígida e com muitos tabus, a religião também tem influências, violência sexual em algum momento da vida, como ter sido molestada ou estuprada, medo de engravidar, stress, relacionamentos conflitantes e sem amor, medo de doenças sexualmente transmissíveis, entre outras. 

O tratamento com a hipnose tem influência primordial principalmente nas causas de ordem emocional. A busca será por novas formas de perceber a relação sexual, novas formas de pensar que estarão influenciando também a parte física ou os sentimentos em relação ao ato sexual. Novas aprendizagens, dando novos significados as que ocorreram no passado, para que no presente a sua relação consigo mesma e com o seu corpo sejam diferente. Trazer uma conscientização de tudo o que envolve a relação sexual para esta paciente em específico, buscando a solução do problema, para que tenha uma vida sexual prazerosa e tranqüila.