HIPNOSE E GAGUEIRA

A gagueira é caracterizada pela repetição de sons, fonemas, letras ou palavras. É uma série de interrupções no contínuo do discurso falado. O ato pode vir acompanhado de "tiques", como fechar os olhos, além de uma tensão muscular e emocional bastante grandes, tipicamente percebidos em indivíduos gagos. 
As causas podem ser de origem psíquica, como traumas ou aprendizagens indesejáveis no passado, a convivência com familiares com essa dificuldade, ou mesmo uma disfluência na infância, que pela pressão dos pais acaba em gagueira. Pais autoritários, ansiosos, agressivos e que esperam muito do filho. Além de possíveis fatores genéticos. As vezes o que temos é um conjunto de causas e não apenas uma.
A hipnose vai atuar em aprendizagens passadas que possivelmente causaram a gagueira, ou mesmo aprender coisas no presente que possibilitem a superação, sem necessariamente ir ao passado. Com a hipnose busca-se um auto-conhecimento maior, que possibilitará a mudança e a fluência do pensar e do falar.