HIPNOSE E TOC

As obsessões são pensamentos ou imagens que aparecem de forma repetida e persistentemente. Essas, sendo percebidas como invasivas e indesejadas. Aparecendo causam dor e sofrimento intenso, pois o indivíduo não consegue ter controle, é como se estivesse sendo perseguido. A compulsão vem do ato, ou seja, na medida que se tem um pensamento repetitivo de que as mãos estão sujas (obsessão), lavasse várias vezes (compulsão), ao dia chegando a irritar a pele. Este comportamento ou ritual está presente pelo menos com a duração de 1 hora ou mais durante o dia. 
O paciente não concretiza a compulsão por prazer, mas sim para evitar a ansiedade e o sofrimento. Cada paciente desenvolverá a partir da própria realidade individual, formas rígidas de concretizar tais atos, porém não consegue explicar porque está fazendo. É como se fosse impelido a fazer algo contra a vontade, quando tenta resistir a ansiedade e o sofrimento aumentam. 
Esse transtorno pode vir de fatores culturais e educação familiar. Pacientes com TOC, geralmente tem um histórico de superproteção, perfeccionismo, educação rígida e repetitiva, com muitas advertências, entre outras. O tratamento com a hipnose é bastante eficaz, dando ao paciente, ferramentas que possibilitem a conscientização de que essas idéias são os próprios pensamentos, e que,
portanto podem ser controlados com liberdade de pensamento e ação no futuro.